domingo, 27 de novembro de 2011

O processo de colonização de Cabo Verde e suas consequências

   Descoberto por Portugal no século XV, mais precisamente  em 1460, o arquipélago que estão se chamaria Cabo Verde, começava o seu processo de formação. Colonizado por meio do sistema de Capitanias Hereditárias e por possuir ilhas com uma localização privilegiada, suas rotas marítimas eram usadas como entrepostos comerciais. Como na naquela época, a mercadoria mais lucrativa era a venda de escravos, o transporte era feito nesses caminhos. Assim, a economia da colônia seria valorizada e começaria então, o aumento da população daquele país. Mas tarde, a economia do país entrou em decadência, por conseqüência da abolição da escravatura, fazendo com que se percebessem sinais de fragilidade em sua estrutura geral. Com isso, mudanças bruscas ocorreram naquela colônia e o interesse de Portugal caiu.
     O tempo passou, e a economia do país continua subdesenvolvida. Mas, o melhor disso tudo é que o processo de colonização de Cabo Verde deixou como herança, uma simbiose que deu origem a um povo com características únicas no mundo. Que miscigenaram a cultura luso européia com a cultura nos escravos que chegavam na região, criando uma culinária diferente, um sotaque português próprio dos habitantes e um estilo de vida bem diferente do que estamos acostumados a ver.

7 comentários:

  1. Obrigada pelas informações!!! Elas serão de fundamental importância para a elaboração dos meus conceitos em meu trabalho de Sociedade, História e Cultura dos Países Lusófonos!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tmb tou fazendo um trabalho sobre a colonizacao de cabo verde

    ResponderExcluir
  3. Ótimo, as informações são simples, mas muito ricas.

    ResponderExcluir
  4. Estou vendo atraves da tv, a eliminatoria para a copa 2018, fiquei enteressado em rever a historia desse continente. So pra recordar minhas aulas de historia, p q 55 anos de idade e mais de meio seculo de historia.

    ResponderExcluir
  5. Estou vendo atraves da tv, a eliminatoria para a copa 2018, fiquei enteressado em rever a historia desse continente. So pra recordar minhas aulas de historia, p q 55 anos de idade e mais de meio seculo de historia.

    ResponderExcluir
  6. Foi uma informação muito auxiliar... Prbns Cv

    ResponderExcluir